Questão 6

(UEL-PR) Leia o texto a seguir: 

As sociedades primitivas são sociedades sem Estado: esse julgamento, de fato, em si mesmo correto, na verdade dissimula uma opinião, um juízo de valor, que prejudica imediatamente a possibilidade de constituir uma antropologia política como ciência rigorosa. O que de fato se enuncia é que as sociedades primitivas estão privadas de alguma coisa – o Estado – que lhes é, tal como a qualquer outra sociedade – a nossa, por exemplo – necessária. Essas sociedades são portanto, incompletas. Não são exatamente verdadeiras sociedades – não são policiadas –, e subsistem na experiência talvez dolorosa de uma falta – falta do Estado – que nelas tentariam, sempre em vão, suprir [...]. Já se percebeu que, quase sempre, as sociedades arcaicas são determinadas de maneira negativa, sob o critério da falta: sociedades sem Estado, sociedades sem escrita, sociedades sem história. [Mas, por outro lado, deve ser levado em consideração que nessas sociedades] a relação do poder com a troca, por ser negativa, não deixa de nos mostrar que é ao nível mais profundo da estrutura social, lugar da constituição inconsciente das suas dimensões, de onde advém e onde se encerra a problemática desse poder. Em outros termos, é a própria cultura, como diferença maior da natureza, que se investe totalmente na recusa desse poder [...]. Elas pressentiram muito cedo que a transcendência do poder encerra, para o grupo um risco mortal, que o princípio de uma autoridade exterior e criadora de sua própria legalidade é uma contestação da própria cultura [...]; descobrindo o grande parentesco do poder e da natureza, como dupla limitação do universo da cultura, as sociedades indígenas souberam inventar um meio de neutralizar a violência da autoridade política. 

(CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 133; 33-34.) 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é CORRETO afirmar que: 

I. A existência de sociedades sem Estado se deve ao fato de que nelas há uma identificação, ainda que inconsciente, entre a concentração de poder e a negação da cultura. 

II. Nas sociedades sem Estado, a recusa à centralização do poder se deve à existência de mitos específicos que identificam a autoridade política a seres demiúrgicos. 

III. Existe uma tendência segundo a qual as sociedades denominadas como “primitivas” são consideradas negativamente a partir de uma ótica que se pauta na ausência de determinadas características presentes nas sociedades ocidentais e que não leva em consideração suas peculiaridades culturais. 

IV. As sociedades “primitivas” não possuem Estado em decorrência do seu atraso quanto ao desenvolvimento das instituições políticas, às formas de parentesco e às racionalidades comunicativas. 

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS: 

a)
b)
c)
d)
e)
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