Questão 1

(F.PITÁGORAS) Leia o fragmento do texto a seguir.

Natureza e cultura – diferenças entre o homem e o animal

O fato de o homem ser dotado da criação simbólica o diferencia dos outros animais, fazendo com que o ser humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a sua própria história, ao contrário dos outros animais que não possuem história.

O homem vive num contínuo processo de criação de valores, ou seja, forma ideias sobre o que é o certo ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de justiça, por exemplo. Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos e, por isso, é responsável por eles.

Os animais vivem em meio à natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente. O ser humano, a partir do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A cultura se encontra acumulada nas ciências, nas artes, nas religiões etc., que são a grande produção da humanidade. A Filosofia é também um produto do conhecimento humano e fornece as bases da civilização ocidental.

(Adaptado de: Marco Maluf. 2010. Disponível em: <http://www.filomundo.blogspot.com/2010/02/natureza-e-cultura-diferencas-entre-o.html>.)

De acordo com o texto, percebe-se o que diferencia o ser humano dos outros animais. Com base nisso, podemos entender que a diversidade cultural:

a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!