Questão 8

(UNICENTRO-RJ) “A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível a partir da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da ‘tradição’. As sociedades ‘tribais’ (ou ‘primitivas’) seriam, para eles, ‘sociedades tradicionais’ – não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura”.

(FIGUEIREDO, Fábio Baqueiro. História da África. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, 2010, p. 144.)

O texto pontua a construção do olhar europeu sobre a África, no período colonial. A partir dos debates atuais sobre as relações étnicas no Brasil, identifique com V ou F as afirmações a seguir:

(   ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.
(   ) Os conflitos raciais resultam de estereótipos sociais, e não de fatos científicos.
(   ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.

A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é a:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!