Questão 8

(PUC-SP) “O Governo Provisório foi deposto; a maioria de seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja [...]. Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembleia Constituinte [...]. O Congresso decide que o exercício de todo o poder nas províncias é transferido para os sovietes dos deputados, operários, camponeses e soldados, que terão de assegurar uma disciplina revolucionária perfeita.” 

(Declaração do Congresso dos Sovietes, novembro de 1917. In: FERRO, M. A Revolução Russa de 1977. São Paulo, Perspectiva, 1974, p. 126.)

“Sem a participação das forças locais, sem uma organização a partir de baixo dos camponeses e operários, por si mesmos, é impossível construir uma nova vida. Poderia responder-me que os sovietes serviram precisamente para esta função de criar uma organização a partir de baixo. Mas a Rússia hoje é uma República Soviética só no nome. [...] No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.” 

(P. Kropotkin. Carta a Lênin”, 4 de março de 1920. In: TRAGTENBERG, M. (Org.) Kropotkin  – textos escolhidos. Porto Alegre, LPM, p. 179.)

Após a leitura dos dois fragmentos, relativos à Revolução Russa de 1917, considere as afirmações abaixo:

I. No primeiro fragmento, o mencionado Governo Provisório é o governo czarista, vigente na Rússia antes da Revolução de 1917 e derrubado por esta.
II. A paz democrática proposta a todas as nações, mencionada no primeiro fragmento, refere-se à suspensão da participação russa na Primeira Guerra Mundial.
III. O segundo fragmento, escrito dois anos e meio após o primeiro, concorda com a ideia, expressa no primeiro fragmento, de que o poder deve ficar nas mãos dos sovietes.
IV. O segundo fragmento discorda do primeiro, ao afirmar que o poder deve ficar com os comitês do partido, e não com os sovietes.
V. O segundo fragmento concorda com a ideia, indicada no primeiro fragmento, de atribuir todo o poder aos sovietes, mas afirma que isso não ocorreu ainda.

Indique quais das afirmações acima são CORRETAS:

a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!