Questão 8

Leia o poema a seguir e faça o que se pede. 

Profissão de Fé 

Não quero o Zeus Capitolino, 

Hercúleo e belo, 

Talhar no mármore divino 

Com o camartelo. 

Que outro – não eu! – a pedra corte 

Para, brutal, 

Erguer de Atene o altivo porte 

Descomunal. 

Mais que esse vulto extraordinário, 

Que assombra a vista, 

Seduz-me um leve relicário 

De fino artista. 

Invejo o ourives quando escrevo: 

Imito o amor 

Com que ele, em ouro, o alto-relevo 

Faz de uma flor. 

Imito-o. E, pois, nem de Carrara 

A pedra firo: 

O alvo cristal, a pedra rara, 

O ônix prefiro. 

Por isso, corre, por servir-me, 

Sobre o papel 

A pena, como em prata firme 

Corre o cinzel. 

Corre; desenha, enfeita a imagem 

A ideia veste: 

Cinge-lhe o corpo a ampla roupagem 

Azul-celeste. 

Torce, aprimora, alteia, lima 

A frase; e, enfim, 

No verso de ouro engasta a rima, 

Como um rubim. 

Quero que a estrofe cristalina, 

Dobrada ao jeito 

Do ourives, saia da oficina 

Sem um defeito: 

E que o lavor do verso, acaso, 

Por tão sutil, 

Possa o lavor lembrar de um vaso 

De Becerril. 

E horas sem conta passo, mudo, 

O olhar atento, 

A trabalhar, longe de tudo 

O pensamento. 

(Olavo Bilac) 

O texto “Profissão de Fé” constitui-se como um dos poemas mais significativos do Parnasianismo brasileiro, por apresentar os preceitos do que essa escola julgava ser o trabalho do poeta: árduo, minucioso e precioso, tal como o de um joalheiro. 

Quanto ao texto e ao contexto literário em que ele está inserido, avalie os itens que se seguem:

I. A analogia do trabalho do poeta com o do ourives, no poema “Profissão de Fé”, justifica-se porque no Parnasianismo predominam a preocupação formal, a perfeição técnica e a busca da arte pela arte. 

II. Há, no texto, a predominância de rimas ricas. 

III. Há, no poema, a predominância de versos livres. 

IV. No poema, o poeta defende a valorização da inspiração em detrimento do trabalho árduo do escritor. 

Estão CORRETOS: 

a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!