Questão 2

(UNB) Leia o texto a seguir, escrito em janeiro de 1789 pelo abade Sieyés, personagem que presenciou todas as etapas da Revolução Francesa. 
"O plano desse escrito é muito simples. Temos três questões a tratar: 1) O que é o Terceiro Estado? Tudo. 2) Que foi ele até o presente na ordem política? Nada. 3) Que solicita? Tornar-se alguma coisa. (...) Mas de que lhe serviria participar dos Estados Gerais se o interesse contrário ao seu aí predominasse? O povo apenas consagraria pela sua presença a opressão de que ele seria vítima eterna". 

Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens seguintes, relativos às origens da Revolução Francesa de 1789.  

a)
V
F
Os Estados Gerais, assembleia francesa desativada pelo vigoroso absolutismo vigente, foram convocados às vésperas da Revolução, na tentativa de se encontrarem saídas para a crise geral que abalava o país. 
b)
V
F
A composição dos Estados Gerais refletia a divisão da sociedade em três ordens: clero, nobreza e terceiro estado, este com um número de representantes compatível com sua dimensão na sociedade francesa, isto é, uma bancada superior à das outras ordens juntas. 
c)
V
F
A questão de como seria o sistema de votação impediu o funcionamento dos Estados Gerais: enquanto clero e nobreza defendiam o voto por ordem, o terceiro estado não abria mão do voto por cabeça. 
d)
V
F
A Revolução teve início quando os representantes do terceiro estado afastaram-se dos Estados Gerais. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!