Questão 5

Cada faixa de latitude apresenta dificuldades próprias, que repercutem na vida das sociedades e na sua forma de organização do espaço.
Sobre esse tema, avalie as opções abaixo. Em seguida, marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.

(   ) Nas latitudes equatoriais a variação térmica anual é pequena; há um ciclo diário bem definido. A partir do nascer do sol, a temperatura aumenta paulatinamente, assim, por volta das 15 horas/16 horas, ocorrem tempestades e aguaceiros. São as chuvas do “fim da tarde”, que servem para regular a rotina diária dos habitantes.
(   ) Na faixa em torno dos 30° de latitude, em ambos os hemisférios, situam-se os desertos quentes, que ocupam áreas vastíssimas. Suas populações convivem com ventos destruidores, que levantam tempestades de areia, responsáveis pela aridez sobre as regiões adjacentes, fenômeno conhecido como desertificação.
(   ) Na região tropical, basicamente em torno do oceano Índico, ocorre o fenômeno das monções, que se caracteriza por um contraste acentuado entre a estação seca e úmida. Longas estiagens alternam-se com chuvas intensas e destruidoras.
(   ) Nas altas latitudes, os habitantes estão acostumados a frequentes mudanças de tipos de tempo, embora raramente se registrem excessos de calor ou de frio. É a zona onde se revezam as influências do ar tropical e do ar polar, com avanços e recuos das frentes durante todo o ano. É ali que as quatro estações são bem caracterizadas. (   ) Nas médias latitudes, os habitantes estão preparados para o frio rigoroso. O vento sopra com frequência, a mais de 100km/h, varrendo os flocos de neve de maneira a reduzir a visibilidade a quase zero. As tempestades geladas representam um dos maiores perigos e ameaças aos cientistas e aos moradores das regiões Ártica e Antártica. 

Assinale a alternativa CORRETA:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!