Questão 2

(UEPG) Sobre os efeitos ambientais da mineração, garimpagem e utilização de combustíveis fósseis e outros minerais, assinale V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas.
a)
V
F
A mineração e o garimpo são atividades que interferem fortemente no ambiente natural, resultando em extensas cicatrizes no relevo, em volumosas quantidades de rejeitos de minérios e até mesmo no envenenamento dos rios por meio de substâncias tóxicas como o mercúrio, utilizado na garimpagem do ouro.
b)
V
F
O carvão mineral, quando explorado a céu aberto, provoca alterações na paisagem. Além disso, o seu uso na indústria e nas usinas termelétricas produz grande quantidade de material particulado e de monóxido de carbono, que poluem o ar.
c)
V
F
As áreas degradadas pela extração de minérios de ferro, alumínio, chumbo, manganês, níquel e outros em território brasileiro têm sido grandemente recuperadas.
d)
V
F
A mineração de pedras preciosas, metais pesados, rochas carbonáticas, fosfatos, minerais radiativos e minerais cerâmicos não acarreta grandes intervenções na paisagem natural. Além disso, por não serem poluentes, esses minerais não afetam negativamente o meio ambiente.
e)
V
F
Os problemas ambientais gerados pelo petróleo são mais significativos na fase de refino e de aproveitamento de subprodutos. Além disso, frequentemente ocorrem desastres ambientais causados pelos vazamentos em oleodutos, pelo derramamento de óleo bruto nos terminais de carga e descarga dos navios petroleiros e até mesmo por acidentes que resultam no afundamento desses navios.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!