Questão 4

O valor e a utilidade da Filosofia têm sido, não raras vezes, postos sob suspeita. Uma visão acerca do filósofo é que ele divaga e se perde em reflexões sobre questões abstratas que em nada se relacionam com o cotidiano das pessoas. No que diz respeito à natureza e à finalidade da Filosofia, analise as proposições a seguir. 

a)
V
F

A Filosofia é, em termos gerais, um esforço intelectual para se interpretar o mundo e os eventos que nele se passam, compreender o próprio homem e iluminar o agir que do homem se espera. 

b)
V
F

O termo Filosofia foi utilizado durante vários séculos como nome geral para diferentes ramos do saber, como Matemática, Geometria, Astronomia; isso mudou a partir do século XVII, com a revolução metodológica iniciada por Galileu e com o estabelecimento das ciências particulares pela delimitação de campos específicos de pesquisa. 

c)
V
F

 Refletir sobre os valores, sobre os conceitos como liberdade e virtude faz parte da atividade do filósofo. 

Nessa medida, a Filosofia apresenta-se como uma sabedoria prática que auxilia na orientação da vida moral e política, proporcionando o bem viver. 

d)
V
F

É consenso entre os cientistas que, pelo fato de na investigação filosófica o filósofo não verificar suas hipóteses, baseando-se na observação empírica, a Filosofia não contribui para o progresso do conhecimento. 

e)
V
F
 A história da Filosofia constitui-se de teorias que se contradizem. Os filósofos discordam de tudo e uns dos outros, de modo que o pensamento crítico próprio da Filosofia consiste em pôr em dúvida toda afirmação, jamais chegando a conclusões. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!