Questão 3

Na primeira metade do século XIX, a Ásia Oriental era um importante mercado consumidor de produtos europeus e fonte de fornecimento de matérias-primas. Tal expansão imperialista foi concretizada mediante o estabelecimento de tratados comerciais, pressão política e expedições armadas.
 
Considere as afirmações abaixo sobre as relações da Inglaterra com a Ásia. 
 
I. A dominação na Índia ganhou amplitude e despertou a reação armada conhecida como Guerra dos Cipaios, ocorrida entre 1857 e 1859. 
II. Na China, a destruição de um carregamento inglês de ópio em 1840 foi seguida de uma expedição naval que, após bombardear Nanquim, impôs um tratado pelo qual a Inglaterra obteve, entre outras vantagens, o controle de Hong Kong e a abertura de vários portos ao comércio. 
III. Os ingleses controlavam várias regiões próximas da China e da Índia, como a Birmânia, o Tibete e o Afeganistão, dominando do Mar Vermelho ao Oceano Índico. 
IV. Após 1860, o domínio inglês na China ficou seriamente abalado em razão da eclosão de movimentos contestatórios de inspiração religiosa e tradicionalista, como a Revolta dos Karidjitas, o movimento dos Taipings e a Rebelião dos Boxers. 
 
Quais estão corretas?
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!