Questão 7

(UEL - adaptada) A sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir: 
I. A sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.
II. A sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência de crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes urbanização e industrialização. 
III. A emergência da sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e observação, enquanto recursos de produção do conhecimento. 
IV. A sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes da reminiscência do modo de produção feudal. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!