Questão 6

(UFSM) A extinção do tráfico negreiro em 1850, condição imposta pela Inglaterra para ampliar os mercados consumidores de artigos industrializados, provocou um sério problema de mão-de-obra para a lavoura cafeeira. Tal fato marca, fundamentalmente, o início do processo de transição do escravismo para o trabalho assalariado no Brasil. Também é(são) característica(s) desse processo, no Brasil do século XIX: 
I. a imigração européia, principalmente de italianos e alemães, em função da conjuntura econômica e política da Europa que levava os camponeses e abandonarem as terras nos seus países de origem. 
II. o fortalecimento do mercado interno brasileiro, o qual criava condições para o desenvolvimento industrial do país. 
III. o aumento do preço do escravo e a correspondente escassez de mão-de-obra, o que provocou uma reforma agrária ainda no II Império, terminando com a produção da grande propriedade, que estava voltada para a exportação. 
IV. a abolição da escravatura através da Lei do Ventre Livre de 1871, da Lei dos Sexagenários de 1885 e, finalmente, da Lei Áurea de 1888, o que fortaleceu o governo de D. Pedro II e a manutenção da Monarquia. 
 
Está(ão) correta(s):
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!