Questão 9

(PITÁGORAS) Leia o texto e identifique a alternativa que melhor responde à questão que o segue: 
[...] 
“A maneira mais efetiva de reduzir as desigualdades sociais é pela generalização da educação basica de qualidade e pela abertura de bons postos de trabalho. Cotas raciais, mesmo se eficazmente implementadas, promoverão somente a ascensão social de um reduzido número de pessoas, não alterando os fatores mais profundos que determinam as iniquidades sociais. 
[...] 
Que Brasil queremos? Um país no qual as escolas eduquem as crianças pobres, independentemente da cor ou raça, dando-lhes oportunidade de ascensão social e econômica; no qual as universidades se preocupem em usar bem os recursos e formar bem os alunos. No caso do ensino superior, o melhor caminho é aumentar o número de vagas nas instituições públicas, ampliar os cursos noturnos, difundir os cursos de pré-vestibular para alunos carentes, implantar campus em áreas mais pobres, entre outras medidas. Devemos almejar um Brasil no qual ninguém seja discriminado, de forma positiva ou negativa, pela cor ou raça: que se valorize a 
diversidade como um processo vivaz que deve permanecer livre de normas impostas pelo Estado a indivíduos que não necessariamente querem se definir segundo critérios raciais”. 
 
(MAIO, Marcos Chor;SANTOS, Ricardo Ventura. Um Brasil de cotas raciais? In: FRY, Peter et al. Divisões perigosas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.) 
 
Segundo a perspectiva dos autores, qual seria o provável efeito da utilização de cotas raciais para o enfrentamento das desigualdades sociais? 
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!