Questão 9

(PUCSP) Sobre o movimento operário do Brasil: "No dia 4 de maio [de 1919] o Conselho-Geral dos Operários, constituído de representantes de todas as fábricas da cidade, formulou uma lista de reivindicações na seda da União Operária do Brás. Estava em primeiro lugar o dia de oito horas. Os trabalhadores novamente pediram a proibição do trabalho de menores de 14 anos e do trabalho noturno das mulheres." 
(Dulles, John W.F. Anarquistas e Comunistas no Brasil (1900-1935). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1973). 
Analise as afirmações a seguir: 

I. a presença de imigrantes entre os trabalhadores das fábricas, nos principais centros industriais do Brasil, contribuiu para a idealização do movimento operário. 
II. o movimento operário brasileiro, no início do século, não pôde valer-se da imprensa como instrumento de divulgação de suas motivações, dada a predominância de analfabetos entre os trabalhadores. 
III. a especificidade das relações de trabalho no Brasil, nas primeiras décadas desse século, colocava as reivindicações do operariado brasileiro em completa disparidade, em relação ao movimento operário internacional. 
IV. o anarquismo foi ideologia pelos trabalhadores brasileiros, desde suas primeiras iniciativas de organização, ao contrário do que ocorreu na Europa. 
V. os acontecimentos revolucionários na Rússia tiveram repercussões consideráveis na organização operária no Brasil, especialmente entre os anos de 1917-20. 

As afirmações corretas são

a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!