Questão 9

(UFPE) Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos  acerca da sua cultura, de suas práticas sociais  e políticas e de sua atividade econômica. Os  fenícios, por exemplo, destacaram-se pela atividade  comercial e pela criação do alfabeto.
a)
V
F
A criação do alfabeto entre os fenícios  está relacionada à atividade religiosa.  Esses povos nos legaram muitos  documentos religiosos que comprovam  a estreita relação entre a escrita e  a religião.
b)
V
F
O comércio desenvolvido pelos fenícios  era terrestre. Além do mais, a insegurança  das embarcações antigas fazia  com que eles privilegiassem as curtas  viagens, em que os riscos eram reduzidos.
c)
V
F
Os fenícios foram considerados os  maiores navegadores da Antiguidade,  em razão do intenso comércio marítimo  que desenvolveram. Essa prática  econômica possibilitou que dominassem
amplamente a navegação de longa  distância.
d)
V
F
O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da  Antiguidade. Era formado de caracteres  próprios, impossíveis de serem utilizados  para as atividades cotidianas.
e)
V
F
A criação do alfabeto pelos fenícios  está relacionada à atividade comercial.  A necessidade de registrar as atividades  comerciais com os diferentes povos fez  com que a escrita deixasse de ser uma  atividade de especialistas, como no Egito  antigo.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!