Questão 10

(UNB − Adaptada)  “Em menos de um século − depois que Matthew Perry aportou na Baía de Tóquio pela segunda vez, em 1854 −, o Japão transformou-se de um Estado isolado e praticamente medieval, feudal, em uma superpotência econômica moderna e inovadora. De fato, o Japão é pequeno. Faltam-lhe recursos naturais importantes. Apenas 15% do seu território podem ser aproveitados para a agricultura. Situado no anel de fogo do Pacífico, o Japão está sujeito a violentos terremotos, erupções vulcânicas e "tsunamis", ondas devastadoras gigantescas causadas por maremotos.
Com o auxílio do texto, julgue os itens seguintes.
a)
V
F
A maior parte do país é montanhosa. As florestas, que são consideradas sagradas, cobrem quase dois terços do país, o que representa mais do que em qualquer outra nação industrializada.
b)
V
F
O comércio exterior é um dos pilares da economia japonesa.
c)
V
F
Registram-se na história relações igualitárias e pacíficas de intercâmbio dos japoneses com outros povos asiáticos, o que facilitou sua industrialização, mesmo sem contar com grandes fontes de recursos naturais.
d)
V
F
O "anel de fogo do Pacífico", referido no texto, diz respeito a uma faixa de instabilidade por ser o limite entre placas tectônicas.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!