Questão 2

No início da República, ocorreram vários movimentos na zona rural brasileira, identificados como banditismo social, revolucionarismo e milenarismo. Dentre eles destacam-se: 
 
1. A Guerra do Contestado, ocorrida numa região disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina, em que muitas famílias de posseiros lutaram para não perder suas terras e para não ser expulsas da região. 
2. A Guerra dos Emboabas, que se travou na divisa de São Paulo com Minas Gerais, por causa de uma região rica em ouro, provocando a morte de muitos colonos. 
4. A Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, ocorrida no Rio Grande do Sul, que durou dez anos, unindo classes dominantes e mobilizando massas rurais. 
8. O movimento de Canudos, liderado pelo beato Antônio Conselheiro, que, após percorrer várias regiões do Nordeste, fixou-se na Comarca de Belo Monte, na Bahia, e ali organizou uma experiência comunitária autônoma, provocando a reação dos coronéis, que exigiram a intervenção do Governo Federal e a destruição de Canudos. 
 
Ao somar as alternativas corretar, o resultado final é: ______.
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!