Questão 4

Um dos principais métodos utilizados por Mahatma Gandhi na sua luta contra a dominação inglesa tinha por base o princípio da não violência ativa, que pode ser resumido na frase dirigida a um inglês: “Para triunfar a nossa causa, estamos dispostos a derramar o nosso sangue, não o vosso”. Considere as seguintes afirmações sobre o processo histórico hindu: 

I. A Índia não estava inteiramente unida em torno das propostas de Gandhi e Nehru. Havia dentro do país outros grupos de oposição, como a Liga Muçulmana, que tinha como objetivo a criação de um Estado Muçulmano independente dos hindus ligados ao Partido do Congresso. 

II. Em 1947, o governo inglês viu-se forçado a concordar com a independência da Índia. Estabeleceu-se a condição de que o país fosse dividido em dois estados: A República do Paquistão (Oriental e Ocidental), de população predominantemente muçulmana, e a República da Índia, de população predominantemente hinduísta. 

III. Após a morte de Gandhi, em 1948, coube a Nehru a tarefa de organizar a República federativa. No plano externo, não se alinhou nem com o bloco capitalista, nem com o socialista. 

Dentre essas afirmações: 

a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!