Questão 7

(UFU) Observe a imagem a seguir. 
 
Considerando que o desenho acima é um esboço de Leonardo da Vinci para a edificação de um monumento ao poder dos Sforza de Milão e levando em conta o contexto artístico, cultural e político do Renascimento italiano, é correto afirmar que: 
I. a arte renascentista era autônoma em relação à política e à religião. Por isso, Leonardo da Vinci buscava retratar cenas de homens comuns, como as dos esforçados combatentes milaneses (Sforza, como eram conhecidos), massacrados pelos espanhóis no final do século XV. 
II. o desenho constituía um instrumental importante, porém secundário, para a maior parte dos artistas do Renascimento. Seu domínio permitia, por exemplo, o planejamento de obras de pintura, arquitetura e escultura, mas ele não tinha valor artístico por si só. 
III. o porte físico e os movimentos vigorosos do cavalo representados no desenho simbolizam o poder militar dos Sforza. O domínio das artes da guerra era considerado, por muitos, dentre os quais Maquiavel, fundamental para a manutenção do poder dos chefes políticos. 
IV. os monumentos constituem uma parcela insignificante das obras artísticas do Renascimento. Em geral, as obras eram decorativas e voltadas para a contemplação em ambientes privados, atendendo ao gosto da nascente burguesia comercial, que as patrocinava através da figura do mecenas. 
Marque a alternativa correta. : 
a)
b)
c)
d)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!