Questão 7

(UEL) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir da combinação dos elementos da natureza, como os climáticos, botânicos, pedológicos, hidrológicos e fitogeográficos, sendo possível delimitar seis regiões, de acordo com Aziz Ab´Saber (1970), além das faixas de transição. 
 
O mapa a seguir apresenta a localização de tais domínios. 
 
(AB’SABER, Aziz Nacib. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 32-33.) 
Com base no mapa e nos conhecimentos sobre domínios morfoclimáticos brasileiros, associe o domínio, na coluna da esquerda, com a sua característica, na coluna da direita. 
I. Mar de Morros 
II. Caatinga 
III. Araucária 
IV. Pradaria 
V. Cerrado 
VI. Amazônico 
 
Caracteriza-se por solos férteis e rios de planalto com alto poder para geração de energia hidrelétrica. A vegetação característica é o pinheiro, que desapareceu quase totalmente devido ao extrativismo na área. 
É o segundo maior domínio em extensão territorial. Sua vegetação predominante caracteriza-se por árvores retorcidas e cipós. Possui também planaltos e chapadas. 
Caracteriza-se por dois tipos de estações fluvioclimáticas: a das cheias dos rios e a da seca; esta última não interrompe o processo pluviométrico diário, somente em índices diferentes. 
Caracterizado por relevo em "meias laranjas", tem significativas redes de drenagens, além da boa precipitação. 
O clima característico é o semiárido e o solo é raso e pedregoso; os latossolos sofrem o intemperismo físico e os litólicos são pouco erodidos. 
A morfologia do relevo é levemente ondulada, com a utilização do solo arenoso sem controle; percebe-se um sério problema erosivo, que origina as ravinas.
Assinale a alternativa que contém a associação correta. 
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!