Questão 4

(UEPG) A respeito de questões demográficas, V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
a)
V
F
A ideia de que um alto índice de jovens na população de um determinado país é um peso para os adultos, que terão de sustentá-los com gastos na educação, saúde, alimentação e outros itens, é predominante em países como a França, a Inglaterra e a Suécia, onde a população é bastante jovem e os índices de natalidade são significativamente elevados.
b)
V
F
Algumas instituições e alguns governos, principalmente do Terceiro Mundo, começaram nas últimas décadas a colocar em prática medidas para diminuir os índices de natalidade, como o planejamento familiar, para limitar o número de membros das famílias, especialmente das mais carentes, por meio de métodos como distribuição gratuita de pílulas anticoncepcionais e de preservativos, abortos em massa, ligadura de trompas na mulher e vasectomia nos homens.
c)
V
F
As áreas mais povoadas da Terra, ou seja, as de maior concentração demográfica, são as que apresentam os maiores índices de pobreza, taxas de mortalidade e carência de alimentos.
d)
V
F
Após a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com o “excesso de gente” na Terra renasceu com os neomalthusianos, favoráveis a uma política de controle de natalidade, em especial para os países subdesenvolvidos, a partir dos argumentos de que um rápido crescimento populacional é um obstáculo ao desenvolvimento econômico e que existem áreas superpovoadas nas quais os problemas de fome, miséria e pobreza estão ligados diretamente às elevadas taxas de natalidade.
e)
V
F
Conforme a previsão de Thomas Malthus, em todos os países do mundo, hoje, o crescimento da população é mais rápido do que a produção de alimentos. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!