Questão 3

(UFU) Em Émile Durkheim, a Sociologia aparece como conhecimento científico, uma espécie de autoconsciência da sociedade. Assinale as alternativas verdadeiras com (V), que corroboram esse princípio nos termos de suas formulações teóricas, e as falsas com (F): 

a)
V
F

Os fatos sociais instalam-se nos indivíduos de maneira irrefletida. Eles não permitem que os sujeitos se tornem conscientes de sua coerção, como acontece na educação, porque, se assim o fosse, haveria crítica à sua generalidade e exterioridade, além de uma revolução permanente contra as representações coletivas. 

b)
V
F

 Os conceitos constituem modos como as sociedades, em certas épocas, representam a natureza, os sentimentos, os objetos e as ideias; as categorias do conhecimento são conceitos que expressam coisas sociais. Ambos são representações coletivas, irredutíveis aos preceitos individuais, sendo o conceito de religião um exemplo. 

c)
V
F

Os fatos sociais são genéricos, exteriores aos indivíduos e coercitivos, mas possuem certos limites que permitem a alguns sujeitos, individualmente, construir novos fatos sociais, como se observa em inúmeros exemplos de fundadores de religiões, de partidos políticos e de outras instituições sociais que refletem a consciência humana. 

d)
V
F
A ciência e a moral são fenômenos propriamente humanos e constituídos por representações coletivas, ao contrário da religião, cuja fonte é de inspiração divina, e de humano apenas guarda o fato de se manifestar em um profeta, como se vê nas grandes religiões monoteístas que formaram a consciência humana no mundo.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!