Questão 5

(UFPE) A estética antirromântica iniciou-se na segunda metade do século XIX com o Realismo e aprofundou-se no Naturalismo. Sobre esses movimentos, analise as proposições a seguir: 

a)
V
F

As transformações econômicas, científicas e ideológicas possibilitaram a Revolução Industrial, na qual valores burgueses e capitalistas suplantaram os valores românticos: a fantasia e o mito da natureza entram, assim, em crise. 

b)
V
F

Surge, na literatura, o Realismo, movimento em que o artista é, ao mesmo tempo, um participante e um observador do mudo. Esse aspecto conduz à representatividade histórico-social e à análise psicológica dos personagens, examinados à luz do racionalismo e da contemporaneidade. 

c)
V
F

Entr e as características do Realismo brasileiro, estão a objetividade, a impessoalidade e o uso da linguagem regional. 

d)
V
F

O Naturalismo é um prolongamento do Realismo, pois acrescenta uma visão cientificista da existência, a qual inclui o determinismo do meio ambiente, do instinto e da hereditariedade. 

e)
V
F

O Realismo teve sua primeira manifestação importante com a publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e o Naturalismo, com Dom Casmurro, do mesmo autor, ambas em 1881. 

Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!