Questão 10

(UFMS) Recentemente, a Austrália foi considerada referência como modelo de desenvolvimento econômico alternativo para as nações emergentes. Distante das áreas sob influência imediata das grandes potências mundiais, a Austrália desenvolveu-se de modo sustentável sobre seu território, de aproximadamente 7,7 milhões de km², ocupado por quase 21 milhões de habitantes, em 2007. Sobre esse país com características continentais, é correto afirmar:
a)
V
F
É considerado uma nação rica, moderna e desenvolvida, muito mais por seus indicadores socioeconômicos, como alto IDH e elevada renda per capita, obtidos nos setores primário e terciário da economia, do que pela pujança de sua indústria, que é pouco diversificada se comparada às potências mundiais.
b)
V
F
Seus principais parceiros econômicos são os países pobres do Sudeste Asiático e da Oceania, sobre os quais mantém forte influência econômica, pois adquiriu status de potência mundial após sua independência da Inglaterra, ao criar, junto com o Canadá, a África do Sul e a Nova Zelândia, a Comunidade Britânica das Nações.
c)
V
F
Originou-se da Comunidade Australiana, formada pelas seis ex-colônias britânicas, tendo adotado, como forma de governo, a monarquia e, como sistema de governo, o parlamentarismo; atualmente, o chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, representada por um governador-geral, e o chefe de governo é o primeiro-ministro.
d)
V
F
Devido a condições geográficas adversas à ocupação humana, como a existência de grandes extensões de desertos no seu interior e as longas distâncias dos centros econômicos mundiais, a densidade demográfica tem permanecido baixa; houve um aumento na imigração de europeus, no período pós-guerra, e, mais recentemente, de diversas partes do mundo, porém sob severo controle do governo.
e)
V
F
Abrange um conjunto de ilhas denominado Oceania, localizadas no oceano Pacífico, às quais concedeu autonomia administrativa, e que pertencem à Comunidade Australiana das Nações, criada logo após a desocupação do domínio japonês pelas tropas norte-americanas, no final da Segunda Guerra Mundial.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!