Questão 8

(UFMS) Os países do continente africano apresentam dados econômicos e sociais alarmantes, sendo esse continente o que apresenta o maior número de pessoas na faixa da pobreza absoluta. Essa realidade é explicada por diferentes fatores e processos. Considerando as causas dessa situação, assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
a)
V
F
Vários conflitos armados têm ocorrido no continente africano. Entre julho de 1999 e agosto de 2000, foram registradas 18 guerras na África.
b)
V
F
As atuais fronteiras dos Estados africanos foram traçadas pelos colonizadores europeus; foram inseridas, dentro de um mesmo território nacional, etnias culturalmente desiguais e rivais, impossibilitando a união nacional.
c)
V
F
Os países do continente africano passaram por uma fase de grande crescimento econômico após a Segunda Guerra Mundial; com o avanço tecnológico mundial, esses países perderam poderio econômico e se encontram hoje em grave crise.
d)
V
F
O domínio econômico das superpotências ainda persiste na África, apesar da independência política; os recursos naturais do continente são explorados por grandes empresas dos países ricos e não ocorre a distribuição de riqueza para as populações locais.
e)
V
F
A África tem seus problemas centrados em questões internas, como ausência de recursos naturais. Apesar da constante colaboração dos países ricos, o continente africano não supera seus problemas estruturais.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!