Questão 10

(UFPE) Em meados do século XIX, as autoridades do Ceará declararam a inexistência dos índios para, desse modo, se apoderarem de suas terras. Sobre os índios brasileiros, sua cultura, seus hábitos, ainda não se esgotaram as pesquisas. Reconheça nas proposições a seguir fatos relacionados com a história indígena do Brasil. 
a)
V
F
Os índios brasileiros eram bons caçadores - coletores. A cerâmica e os tecidos eram também atividades exercidas por todas as tribos. 
b)
V
F
Algumas tribos tinham conhecimento de Astronomia. Os Tupinambás, por exemplo, relacionaram as fases da lua, o movimento das marés e o aparecimento de determinadas estrelas com o fenômeno da chuva. 
c)
V
F
O estágio cultural em que se encontrava o índio brasileiro não lhe permitia manifestações artísticas do tipo: música, dança, pintura. 
d)
V
F
Os Jês e Aruaques desenvolveram com a matéria-prima látex uma técnica de fazer bola para jogar, esporte muito apreciado entre eles. 
e)
V
F
Os historiadores calculam que na época do descobrimento do Brasil a população indígena seria entre 2 a 3 milhões. Sabe-se, pelo último recenseamento que, atualmente, ela é apenas de 230 mil índios.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!