Questão 9

Pular corda emagrece, sim! Esta é uma das atividades aeróbicas mais completas e eficientes para afinar a silhueta, tonificar os músculos e combater o estresse. “É um treino que desenvolve agilidade, ritmo, equilíbrio, impulsão, coordenação motora e força muscular”, explica o fisiologista e  personal trainer Fábio Bernardo, de São Paulo. 
Além de fácil e gostosa de praticar, a modalidade proporciona resultados surpreendentes em pouquíssimo tempo. “Meia hora elimina até 400 calorias, que varia de acordo com o metabolismo e o peso corporal de cada pessoa”, afirma Alexandro Almeida,  personal trainer da Fórmula Academia, também de São Paulo. Isso significa que 30 minutos diários de movimento durante 15 dias enxugam cerca de 4 kg. Ao final de um mês, são até 8 kg a menos em cima da balança. Não é sensacional? Isso é possível porque pular corda queima mais energia do que caminhar, pedalar ou correr, uma vez que exige um esforço corporal bem maior. 
( Adaptado de: <http://www.corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-aerobico/pular-corda-emagrece-ate-4-kgs-em-15-dias/1728>.
 
Quanto às funções da linguagem: 
 
I. No texto predomina a função referencial, pois a intenção é simplesmente tratar do assunto pular corda
II. Em “Não é sensacional?”, observamos a função conativa, pois tenta atingir o leitor do texto, ou seja, o receptor. 
III. Não há exemplos de função emotiva, pois o autor não centraliza a mensagem em suas percepções sobre o fato. 
a)
b)
c)
d)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!