Questão 8

Na escuridão, morcegos navegam e procuram suas presas emitindo ondas de ultrassom e, depois detectando as suas reflexões. Essas são ondas sonoras com frequências maiores do que as que podem ser ouvidas por um ser humano.
Depois de o som ser emitido através das narinas do morcego, ele poderia se refletir em uma mariposa, e, então, retornar aos ouvidos do morcego. Os movimentos do morcego e da mariposa em relação ao ar fazem com que a frequência ouvida pelo morcego seja diferente da frequência que ele emite. O morcego automaticamente traduz essa diferença em uma velocidade relativa entre ele e a mariposa.
Algumas mariposas conseguem escapar da captura voando para longe da direção em que elas ouvem ondas ultrassônicas, o que reduz a diferença de frequência entre o que o morcego emite e o que escuta, fazendo com que o morcego possivelmente não perceba o eco.
(HALLIDAY: RESNICK; WALKER. Fundamentos de Física. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002, p. 131. v. 2.)
(PUC-Campinas) Tanto o morcego quanto a mariposa parecem conhecer a Física, ou seja, conhecem a natureza. O fenômeno relacionado ao texto é: 
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!