Questão 8

Energia
A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Uma parte é aproveitada diretamente dessas radiações (iluminação, aquecedores e baterias solares etc.) e outra parte, bem mais ampla, é transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvão, petróleo, energia eólica, hidráulica etc.).
A energia primitiva, presente na formação do universo e armazenada nos elementos químicos existentes em nosso planeta, fornece, também, uma fração da energia que utilizamos (reações nucleares nos reatores atômicos etc.).
 
(Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Física. v. 2. São Paulo: Scipione, 1997, p. 433.)
 
(PUC-Campinas) A enguia elétrica ou poraquê, peixe de água doce da região amazônica, chega a ter 2,5 m de comprimento e 25 cm de diâmetro. Na cauda, que ocupa cerca de 4/5 do seu comprimento, está situada a sua fonte de tensão – as eletroplacas. Dependendo do tamanho e da vitalidade do animal, essas eletroplacas podem gerar uma tensão de 600 V e uma corrente de 2,0 A, em pulsos que duram cerca de 3,0 milésimos de segundo, descarga suficiente para atordoar uma pessoa ou matar pequenos animais.
(Adaptado de: Alberto Gaspar. Física. v. 3. São Paulo: Ática, 2000, p. 135.)
 
Numa descarga elétrica da enguia sobre um animal, o número de cargas elétricas elementares que percorre o corpo do animal, a cada pulso, pode ser estimado em:
Dado: Carga elementar = 1,6 #\times# 10 -19 C
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!