Questão 11

( UEM-PR) Uma das questões centrais no pensamento sociológico desde suas origens tem sido a análise teórica das relações entre indivíduo e sociedade. Sobre esse assunto, assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
a)
V
F
 Para Karl Marx, as pessoas deveriam ser analisadas individualmente nas sociedades modernas, uma vez que teriam sido elas que produziram o sistema capitalista a partir de relações de trabalho livres e harmônicas.
b)
V
F
 Ao analisar os processos de ensino, Émile Durkheim observa que crenças e comportamentos individuais são instituídos pela sociedade por meio de uma herança que é passada às gerações futuras pela educação familiar e, sobretudo, escolar.
c)
V
F
 Em Max Weber, as relações entre indivíduo e sociedade poderiam ser compreendidas por meio dos sentidos que as pessoas conferem às suas ações, pois eles seriam formulados conforme as expectativas que criamos diante das ações de outros indivíduos.
d)
V
F
 Segundo Norbert Elias, assim como um conjunto de tijolos forma uma casa, um conjunto de indivíduos forma a sociedade; por isso, as sociedades seriam mais bem compreendidas se cada pessoa fosse analisada individualmente.
e)
V
F
Ao analisar os processos de socialização, Pierre Bourdieu verifica que categorias e valores dominantes em determinados campos sociais, ao mesmo tempo em que orientam as práticas individuais, são reestruturados por tais práticas. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!