Questão 4

Leia o texto abaixo:

O perfil racial da Fundação Unipalmares é único na América do Sul e há poucas como ela no mundo. O projeto excita e atrai muita gente, como Jairo Abud, professor titular da Fundação Getúlio Vargas, que se apresentou à Unipalmares no início de 2005. A diretora, acanhada, disse que não teria como pagá-lo. Ele respondeu: “Não estou perguntando quanto ou como
a senhora vai me pagar, estou dizendo que vou dar aula aqui”. Inevitável provocar a diretora sobre o tema da democracia racial: “Minhas opiniões sobre isso se aprofundaram. Hoje eu posso falar a partir de um conhecimento empírico. Eu discordava da democracia racial de Gilberto Freyre, sacava as dificuldades do negro. A importância disso aqui é que nossos alunos têm uma melhoria macro: observo mudanças no modo de eles falarem, de se comportar, a postura, as roupas, o padrão de consumo. Eles começam a ler e selecionar o que leem. Não importa o que aconteça daqui pra frente, nós já conseguimos fazer nosso aluno entender que aqui ele pode, e alguém da família dele pode também. Olha, estou vivendo a democracia racial pela primeira vez”.

(ZIBORDI, 2007.)

A questão racial no Brasil tem suas origens históricas na escravidão e na situação do negro após a abolição. Ações políticas como a da Unipalmares representam, no contexto da sociedade brasileira:

I. Uma política de ação afirmativa, que, por meio de mecanismos compensatórios, busca corrigir uma injustiça social no país.
II. O reforço do preconceito racial, pois prova a incapacidade intelectual dos negros para ingressarem na universidade sem mecanismos facilitadores.
III. A tese de que a diferenciação ocorre por critérios sociais e não de cor, na medida em que não existem manifestações de racismo na sociedade brasileira.
IV. Um retrocesso, ao permitir o ingresso na universidade de pessoas desqualificadas, utilizando-se apenas do critério racial e nenhum mecanismo de aferição de conhecimento.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!