Questão 9

Nos anos 1980, Roberto DaMatta, num artigo que se tornou famoso – A fábula das três raças –, ao utilizar fartamente o estruturalismo e as categorias de Dumont, procura explicar “o racismo à brasileira” como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes. 

I. A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitui, no Brasil, a noção de indivíduo para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas. 

II. A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano. 

III. Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo. 

IV. Os marxistas, ao tratarem a “democracia racial” como uma “superestrutura”, reforçaram a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração. 

V. A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o “racismo científico”. 

A quantidade de itens certos é igual a: 

a)
b)
c)
d)
e)
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