Questão 10

(UEL-PR) Leia os depoimentos a seguir: 

• Sou um ser livre, penso apenas com minhas ideias, da minha cabeça; faço só o que desejo, sou único, independente, autônomo. Não sigo o que me obrigam e pronto! Acredito que com a força dos meus pensamentos poderei realizar todos os meus sonhos, e o meu esforço ajuda a sociedade a progredir (Jovem estudante e trabalhadora em uma loja de shopping). 

• Sou um ser social. O que penso veio da minha família, dos meus amigos e parentes; gostaria de fazer o que desejo, mas é difícil! Às vezes faço o que quero, mas na maioria das vezes sigo meu grupo, meus amigos, minha religião, minha família, a escola, sei lá... Sinto que dependo disso tudo e gostaria muito de ser livre, mas não sou! (Jovem estudante, em uma escola pública, que trabalha em empregos temporários). 

• Sinto que às vezes consigo fazer as coisas que desejo, como ir a raves, mesmo que minha mãe não permita ou concorde. Em outros momentos faço o que me mandam e acho que deve ser assim mesmo. É legal a gente viver segundo as regras e ao mesmo tempo poder mudá-las. Nas raves existem regras, muita gente não percebe, mas há estrutura, seguranças, taxas etc. Então, sinto que sou livre, posso escolher coisas, mas com alguns limites (jovem estudante e office-boy). 

Assinale a alternativa que expressa, respectivamente, as explicações sociológicas sobre a relação entre indivíduo e sociedade presentes nas falas: 

a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!