Questão 6

(PUCPR) O espaço urbano é resultado de intensiva  interferência social no meio. Modifica-se o  solo, as formas do relevo, o padrão de drenagem  e a qualidade das águas fluviais e, ainda, há mudanças  significativas no clima. Nas metrópoles  e polos industriais essas mudanças no clima são  ainda mais perceptíveis.  Relacione as colunas abaixo, associando os fenômenos  climáticos urbanos com as suas devidas explicações:
 
(1) Chuva ácida.
(2) Ilha de calor.
(3) Inversão térmica.
(4) Smog fotoquímico.
 
( ) Comum no inverno, quando uma camada  de ar frio se situa muito embaixo  na atmosfera, bem próximo à superfície,  retendo e concentrando os poluentes sobre  a área urbana, agravando a poluição  atmosférica.
( ) Redoma climática sobre a cidade, fazendo  que as temperaturas nas áreas centrais  e de maior circulação de veículos,  além das áreas industriais, sejam maiores  do que nas áreas mais arborizadas e de  menor concentração demográfica.
( ) Paira como um nevoeiro constante sobre  as cidades, especialmente quando  estas estão cercadas por áreas de relevo  mais elevadas, como Los Angeles, Santiago  e São Paulo, causando irritação na  vista e intensificando os problemas respiratórios  de suas populações.
( ) Ocorre com mais frequência em áreas  de extração e industrialização de carvão e  outros combustíveis fósseis, cujo processo  libera enxofre para a atmosfera, concentrando- a com compostos sulfurosos,modificando a qualidade da precipitação
pluvial.
( ) Esse fenômeno se dá de forma mais  intensa porque a cidade, sobretudo a  sua área central, é uma verdadeira fonte  de calor, devido ao grande consumo  de combustíveis fósseis em aquecedores,  automóveis e indústrias, de modo que as  isotermas apresentam valores maiores na  medida em que se aproximam das áreas  mais centrais.
 
A relação correta é:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!