Questão 9

(UEM) “Chamamos de secularização ou laicização do pensamento o cuidado em se desligar das justificativas baseadas na religião, que exigem adesão pela crença, para só aceitar as verdades resultantes da investigação racional mediante argumentação” 

(ARANHA, M. L. e MARTINS, M.H. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2004, p. 106)

Para muitos sociólogos, uma das características básicas do mundo contemporâneo é a ampliação do processo de secularização a todos os domínios da vida social. A esse respeito, assinale o que for correto. 

a)
V
F

O declínio acentuado das atividades religiosas no Brasil contemporâneo, expresso pela redução do número de fiéis nos vários grupos cristãos, mostra que este país está vivendo intensamente o processo de secularização. 

b)
V
F

O desenvolvimento industrial, o avanço das instituições e dos conhecimentos técnicos e científicos, as mudanças ocorridas nas sociedades agrárias tradicionais foram alguns dos fatores que levaram os sociólogos a elaborarem o conceito de secularização. 

c)
V
F

Entre as características do processo de secularização, está a tendência das religiões de procurarem adaptar suas doutrinas ao mundo moderno, assimilando integralmente os avanços do conhecimento científico. 

d)
V
F

O declínio da influência política e da autoridade intelectual da Igreja Católica na Europa dos tempos contemporâneos bem como o fortalecimento das idéias de cidadania e liberdade de expressão foram fatores que permitiram o desenvolvimento do processo de secularização. 

e)
V
F
A perseguição das práticas religiosas em alguns Estados contemporâneos mostra que o processo de secularização não impediu a intolerância e a discriminação. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!