Questão 9

(UFPB) Em 2010, a cidade de João Pessoa sofreu um pequeno abalo sísmico, sentido por uma considerável parcela da população, principalmente a que se encontrava em andares mais elevados de edifícios. O epicentro desse abalo foi no estado do Rio Grande do Norte e ocorreu,segundo os especialistas, devido à acomodação geológica do terreno. O mapa a seguir apresenta a distribuição das placas tectônicas.
 
 
De acordo com o exposto e a literatura sobre os abalos sísmicos, julgue os itens a seguir, considerando a localização do Brasil e a ocorrência desses eventos no país:
a)
V
F
Por estar localizado na borda de uma placa tectônica, os abalos sísmicos são muito frequentes e de intensidade moderada a forte.
b)
V
F
Por estar localizado no centro de uma placa tectônica, os abalos sísmicos são pouco frequentes e de intensidade baixa a moderada.
c)
V
F
Por estar localizado no centro de uma placa tectônica, é considerado um país assísmico, e o evento ocorrido em 2010 foi inédito e anômalo.
d)
V
F
Por estar assentado, em grande parte, sobre um embasamento geológico antigo, os sismos ocorridos são típicos de uma região intraplaca.
e)
V
F
Por estar localizado sobre a Placa Sul-americana, que se move em direção a oeste, as acomodações geológicas que podem vir a ocorrer provocam abalos sísmicos de intensidade baixa a moderada.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!