Questão 8

(UPE) O conceito de cultura englobou desde a Grécia Antiga a noção de que o homem modifica o universo segundo seus propósitos. Inserido nele, o homem consegue penetrá-lo e transformá-lo com a força de seu trabalho. As mudanças que ele introduz não são alterações a esmo, implicam um grau de consciência ou intenção, bem como o uso de técnicas capazes de melhorar o mundo. E se o fazer integra o modo humano de existir, propiciando a concretização de intentos, pode-se indagar sobre o que se projeta no sonho transformador do homem. 
CARVALHO, José Maurício. O Homem e Filosofia, 1998, p. 153. 
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir: 
 
I. O homem é um ser vivente, que, no cotidiano, é conhecido como único agente e membro da vida cultural. 
II. O trabalho pode ser entendido como atividade do homem transformando a natureza. Assim sendo, parece evidente a relação entre trabalho e realização humana. Tal relação é tão antiga quanto a própria história da humanidade. 
III. A civilização tecnológica tem influência marcante no modo de ser e pensar de cada um de nós, assim como na forma da organização econômica, política e cultural das sociedades contemporâneas. 
IV. A transformação do mundo material ocorre simultaneamente com a das formas de conhecimento produzidas pelas sociedades ao longo da história. A passagem de um momento 
para outro, na história das sociedades, ocorre sem conflitos e sem traumas. 
V. Os homens não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. São seres culturais que modificam o estado da natureza. 
 
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS. 
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!