Questão 8

(UNB) Grécia e Roma constituíram, na Antiguidade  Clássica, muito do que se pode entender   como os fundamentos civilizacionais do   Ocidente. A esse respeito, julgue os itens que se  seguem. 
a)
V
F
A noção de democracia praticada em  Atenas, desaparecida na Roma imperial  e por toda a Idade  Média, ressurgiu  no mundo contemporâneo, mantendo   intactos seus elementos essenciais: o  caráter representativo e a universalidade,  ou seja, a não-distinção entre seus   habitantes. 
b)
V
F
A inexistência do Estado centralizado  na antiga Grécia foi compensada pela  presença da polis  como marco definidor  da estrutura político-administrativa   do país, situação igualmente vivida  por  Roma em toda sua história. 
c)
V
F
O uso de expressões latinas na linguagem  jurídica, tão comum ainda hoje,  reflete a força da  influência de um dos  maiores legados culturais romanos: o   direito. 
d)
V
F
Elaborado no governo do imperador  bizantino Justiniano, o Corpus Juris   Civilis, monumental trabalho de codificação  das leis herdadas de Roma, tornou-   se o grande veículo de transmissão  do  direito romano à cultura ocidental.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!