Questão 2

(UEL-PR) Sobre a interação entre os grupos étnicos no Brasil e a diversidade cultural do país, analise as proposições a seguir:
a)
V
F
O conceito de etnia diz respeito à origem comum de um povo. Pertencem à mesma etnia os grupos de indivíduos que compartilham uma história, os mesmos laços linguísticos e culturais.
b)
V
F
O Brasil é conhecido por sua diversidade étnica e cultural. Ao longo de toda a história, esse contato ocorreu sem conflitos, a interação social e étnica deu-se de modo pacífico e harmonioso.
c)
V
F
A mobilização de parcela de grupos de indivíduos negros, reivindicando igualdade de oportunidade no trabalho, na educação e o fim da discriminação, é um exemplo de demanda de etnicidade.
d)
V
F
No início do século XX, ainda era possível encontrar grupos indígenas isolados, como os xetá no noroeste paranaense. Com a colonização cafeeira, eles foram perseguidos e retirados de suas terras, restando pouquíssimos deles como resultado daquele contato interétnico.
e)
V
F
A vida cultural brasileira é fruto de um processo de assimilação das heranças culturais de diferentes grupos étnicos – indígenas, africanos, europeus, asiáticos, entre outros. Os integrantes desses grupos interagem, negociam e disputam em torno de suas ideias e interesses, formando nosso legado cultural.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!