Questão 2

(UEL-PR) Leia o texto a seguir. 

A educação é um processo que se alinha com as transformações da vida material das nações, como ocorreu com a Inglaterra, a partir da Revolução de 1640; com a Alemanha em 1870; e com os franceses que, após 150 anos da primeira Revolução Inglesa (1640), seguem trajetórias históricas semelhantes. Esses países implantaram a universalização do ensino e a secularização do conhecimento científico, multiplicando os valores da cidadania. A Revolução de 1789 lançou as bases do mundo contemporâneo apartir de mudanças estruturais na produção capitalista no campo dos diferentes saberes, da cultura e da educação, agora estendidas a todas as crianças e jovens. É ingenuidade supor que educação, cultura e ciência acontecem por simples coincidência junto aos processos econômicos, políticos e sociais dessas nações. Também não se pode ver esse fenômeno apenas como uma causalidade do processo de expansão do capitalismo. Na verdade, a universalização do ensino, a expansão da cultura e da ciência foram estratégias implementadas por interesses políticos, econômicos e militares. Em suma, foi uma revolução para superar os obstáculos e a antiga ordem que mantinham a sociedade prisioneira, com uma existência fechada e quase imóvel. 

(Adaptado de: RIBEIRO, Sergio Costa. Construir o saber. Veja, São Paulo, ed. especial 25 anos, p. 207-217, 1993.) 

Com base nos exemplos do texto sobre as revoluções educacionais e culturais ocorridas em outros países, considere as seguintes afirmativas para o caso brasileiro. 

I. O Brasil precisa fazer sua revolução educacional, pois, apesar de já ter rompido com o modelo educacional religioso de sua origem colonial portuguesa e de ter promovido a universalização do ensino, ainda falta proporcionar um acesso maior às conquistas culturais e científicas. 

II. Com a chegada dos jesuítas, a educação no Brasil direcionou-se à preparação da população para desenvolver habilidades e competências no campo da cultura, educação e ciência. 

III. Nos dias atuais, a sobrevivência econômica do Brasil está associada à competência da mão de obra. Assim, a educação fundamental e média, principalmente o domínio do idioma, da matemática e das ciências, é considerada condição essencial para o desenvolvimento econômico e social. 

IV. Na década de 1950, o Brasil passou por um acelerado processo de substituição de importações. Para isso, foi necessária uma revolução no campo da educação de massas. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

a)
b)
c)
d)
e)
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