Questão 2

(UEM) Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema da diversidade étnica. 

[...] Na verdade, raça, no Brasil, jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]. 

(SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.) História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 177). 

a)
V
F

Vigorou no Brasil, do século XIX, uma visão elitista que privilegiava a cor branca e via na mistura de raças a causa de seu atraso. 

b)
V
F

Os termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos de pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns. 

c)
V
F

Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética. 

d)
V
F

Por ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do continente africano, não é pertinente discutir o racismo no Brasil. 

e)
V
F
Nas décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à sociedade brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que resultaram, recentemente, na implantação das chamadas políticas de ação 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!