Questão 4

(FAAP) Os principais tipos de concentração de empresas são:
I. Trustes - união de diversas empresas com o objetivo de exercerem o controle das fontes de matérias-primas e de todas as fases da produção e distribuição do produto para o mercado consumidor.
II. Cartéis - acordos comerciais entre as empresas que conservam, cada uma, a sua autonomia, mas se unem para a divisão de cotas de produção, ou seja, a quantidade de mercadorias que cada uma vai produzir para a divisão de mercados consumidores e determinação do preço dos produtos que vendem. A tendência das empresas que não pertencem ao cartel é a falência.
III. Holdings - associação de várias empresas sob o controle de uma empresa central, que possui a maioria das ações associadas.
IV. Dumping - recurso adotado pelos cartéis com o objetivo de afastar do mercado as empresas não-cartelizadas. Para isso, cria-se um fundo de reserva, que é obtido acrescentando-se um valor de 2% sobre o preço de venda do produto. Esse fundo passa a ser usado para manter uma verdadeira “guerra comercial” com a empresa não-cartelizada.
Escolha a alternativa correta:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!