Questão 5

(UFPE) O islamismo, uma religião tão comentada no século XXI, foi fundada por Maomé (570-632). De caráter monoteísta, essa religião, também conhecida por muçulmana ou maometana, foi a base do Estado muçulmano de caráter teocrático, criado por Maomé, que passou inicialmente a dominar a Península Arábica. Em face desse enunciado, analise as afirmações seguintes. 

a)
V
F

A expansão muçulmana, principalmente após a morte de Maomé, fez com que esse Estado dominasse vastos territórios, desde o norte da África, noroeste da China e quase toda a península Ibérica. 

b)
V
F

O livro sagrado do islamismo é o Alcorão, que teria sido resultado das revelações do deus Alá ao profeta Maomé. Além de ditar a conduta religiosa, esse livro contém recomendações de como manter a ordem social e os interesses dos grandes comerciantes. 

c)
V
F

A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a alguns princípios como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida; ser generoso com os pobres e dar esmolas. 

d)
V
F

Maomé, ao pregar o monoteísmo, foi de encontro à religião politeísta que dominava entre os árabes. Entretanto, conseguiu organizar um exército de seguidores e, através dele, proibir o politeísmo e assim unir as diversas tribos árabes em torno da religião. 

e)
V
F

A decadência do Império Islâmico é atribuída às disputas internas, que provocaram o desmembramento do Império. No entanto, deve-se também levar em consideração a reação dos diversos povos submetidos à dominação árabe. 

Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!