Questão 9

(UEM) “Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante.” 

(MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8). 

Tendo como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto. 


a)
V
F

A análise da sociedade moderna se deu a partir de um debate harmonioso e consensual entre diferentes pensadores. 

b)
V
F

A sociologia tem uma dimensão política, e seus conceitos e suas teorias contribuem para manter ou alterar as relações de poder existentes na sociedade. 

c)
V
F

As duas Revoluções do século XVIII, a Industrial e a Francesa, são marcos importantes para pensar a instalação definitiva da sociedade capitalista. 

d)
V
F

As consequências da rápida industrialização e urbanização do capitalismo (prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência, epidemias etc.) não são objetos de reflexão sociológica. 

e)
V
F

As explicações sociológicas devem buscar a neutralidade científica, evitando interferir nos rumos escolhidos por determinados grupos sociais. 

Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!