Questão 3

(UFPR) No período medieval, algumas situações contribuíram para a progressiva centralização do poder e futura instalação dos Estados Nacionais modernos. Sobre isso, assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
a)
V
F
Através da “Reconquista”, os cristãos empreenderam a tomada da Península Ibérica aos muçulmanos, favorecendo a formação dos reinos ibéricos.
b)
V
F
Insegurança, diversidade de leis e de moedas e acúmulo de pedágios eram situações feudais que levaram a crescente burguesia a apoiar a realeza contra os senhores feudais.
c)
V
F
Na França medieval, o processo centralizador teve contribuição decisiva de Filipe Augusto, que enfrentou os ingleses plantagenetas, impôs sua autoridade sobre os senhores feudais, e promoveu progressos da burocracia real, exemplificada pela criação dos bailios, funcionários do rei encarregados da aplicação de leis e editos reais.
d)
V
F
É do período medieval a consolidação e o apogeu das práticas mercantilistas, que dominavam a vida econômica e social.
e)
V
F
Na Inglaterra medieval, a monarquia instalada era forte até o século XIII, quando sofreu limitações com a imposição da Magna Carta e a instituição do Parlamento. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!