Questão 4

Leia os fragmentos de texto a seguir e julgue os itens que seguem. Depois, marque a alternativa que apresenta o(s) comentário(s) CORRETO(S): 
 
Ciúmes e competitividade 
Quando se tem mais de um cão, ciúmes e competitividade são comuns, principalmente visando ganhar a atenção do dono. Para conseguir manter os cães sob controle, é preciso demonstrar segurança e firmeza e ter liderança sobre eles. 
Exemplares ciumentos podem se tornar agressivos quando disputam um objeto ou a atenção de alguém. A competitividade sem controle aumenta drasticamente os comportamentos indesejados, como pular nos donos e nas visitas, correr atrás do gato da casa etc. Mas, por outro lado, a competitividade pode levar cães sem apetite a comer mais e cães medrosos a se tornarem mais corajosos. 
 
Cão velhinho X novato 
Muitas vezes, um filhote faz o cão velhinho voltar a brincar, a comer com mais apetite e a disputar o carinho de seus donos. Mas é preciso ter cuidado para não deixar o mais velho de lado e para não permitir que o filhote o incomode demais. Devemos limitar o acesso do filhote aos locais preferidos pelo veterano, assim como repreender as brincadeiras indesejadas, para garantir sossego ao cão mais velho. 
 
I. A presença dos adjetivos (agressivos, medrosos, velho, indesejados etc.) é suficiente para afirmarmos que há predominância do tipo descritivo nos dois fragmentos. 
II. Os dois textos são exemplos de dissertação, pois revelam o ponto de vista do autor sobre o assunto “ter dois cães em casa”.
III. Temos nos dois textos a presença de características narrativas bem marcadas. 
a)
b)
c)
d)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!