Questão 6

(UEM-PR) Leia o fragmento a seguir e analise as proposições subsequentes. 

“[...] com exceção de Rousseau, o pensamento liberal do século XVIII permanece restrito aos interesses dos proprietários e, portanto, elitista”. “Embora o pensamento de Montesquieu tenha sido apropriado pelo liberalismo burguês, as suas convicções dão destaque aos interesses de sua classe e, portanto, o aproximam dos ideais de uma aristocracia liberal”. 

(ARANHA, Maria L. de Arruda; MARTINS, Maria H. Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 249.) 

a)
V
F

Para Rousseau, o soberano é o povo entendido como vontade geral, pessoa moral coletiva livre e corpo político de cidadãos; portanto, o governante não é o soberano, mas o representante da soberania popular. 

b)
V
F

Montesquieu fundamenta-se na teoria política do contrato social de Rousseau para elaborar sua teoria da formação da sociedade civil e do Estado. 

c)
V
F

O Estado republicano, para Montesquieu, permite a melhor forma de governo, pois possibilita aos cidadãos exercer um controle eficaz sobre os governantes eleitos, limitando seu poder. 

d)
V
F

Na obra O espírito das leis, Montesquieu trata das instituições e das leis e busca compreender a diversidade das legislações existentes em diferentes épocas e lugares.

e)
V
F
Montesquieu elabora uma teoria do governo fundamentada na separação dos poderes, isto é, do poder legislativo, do poder executivo e do poder judiciário, sendo que cada um desses três poderes deve manter sua autonomia; é dessa forma que se pretende evitar o abuso do poder dos governantes. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!