Questão 1

Galileu Galilei concluiu que não basta que uma ideia seja boa para ser considerada uma certeza científica, pois ela deve antes passar por experimentações para provar que realmente funciona. Em cada caso descrito a seguir, marque V para o que for raciocínio científico e F para o que não for. 

a)
V
F

 Um canudinho de refresco esfregado nos cabelos e atirado contra uma parede fica grudado nela. Alguém determina que o canudo, após ser atritado nos cabelos, adquire propriedades semelhantes à da cola. 

b)
V
F

Um canudinho de refresco esfregado nos cabelos e atirado contra uma parede fica grudado nela. Uma pessoa diz que todo canudo, ao ser jogado contra uma parede, vai aderir a ela. 

c)
V
F

 Um canudinho de refresco esfregado nos cabelos e atirado contra uma parede fica grudado nela. Alguém explica que deve ser um fenômeno paranormal. 

d)
V
F
Um canudinho de refresco esfregado nos cabelos e atirado contra uma parede fica grudado nela. Um cidadão vai até lá, examina o canudo e nota que ele aparentemente continua como sempre foi: não está grudento. Nota também que, se não for esfregado nos cabelos, o canudo não fica preso à parede. Conclui, então, que algum tipo de força surgiu pelo fato de o canudo ter sido atritado e que essa força é de atração com a parede. 
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!