Questão 7

As formações vegetais, observadas na superfície terrestre, sofrem influências diretas e  indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos. Com relação a esse tema, é correto afirmar que:

a)
V
F
a altitude e a latitude  são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma zonação fitogeográfica.
b)
V
F
nas zonas frias, a vegetação de tundra é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes.
c)
V
F
as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.
d)
V
F
as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações reduzidas,  caracterizam-se  pelas gramíneas altas, que morrem na superfície no período de inverno.
e)
V
F
nos ambientes tropicais, a existência dos solos lateríticos é a principal condição para que se desenvolvam as florestas latifoliadas perenifólias, em face das facilidades oferecidas à penetração das raízes das árvores.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!