Questão 10

(UFPE) A barbárie renasce na Europa, no final do século XX, transformando a Iugoslávia em um barril de pólvora. A Guerra da Bósnia (1992-1995) se transformou no mais violento conflito europeu depois da Segunda Guerra Mundial. Sobre a Guerra da Bósnia, analise as afirmativas abaixo. 
 
I. O conflito teve início com a revolta de sérvios residentes na Bósnia e cristãos ortodoxos, contra o novo governo bósnio formado por uma maioria muçulmana. 
II. Os rebeldes sérvios foram apoiados financeiramente e com equipamentos militares pela Sérvia, uma das seis repúblicas que formavam a Iugoslávia. 
III. Em 1995, o líder nacionalista sérvio Milosevic foi forçado a aceitar o fim do conflito, devido a pressões políticas e embargos econômicos organizados pela ONU. 
IV. Em 1993, a OTAN entrou na guerra ao lado do Exército de Libertação de Kosovo (ELK), bombardeando alvos militares dos sérvios. 
V. O conflito iniciado em 1992 deixou, em 1995, 2 milhões e 700 mil refugiados e 250 mil mortos, mas o clima de terror renasceu com a crise de Kosovo. 
 
Estão CORRETAS apenas: 
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!